blog

Mulier Filmes promove oficina gratuita de produção cinematográfica para mulheres

  • News
  • 1 de julho de 2024

A Mulier Filmes lança a “Mulier em Cena”, uma oficina gratuita de produção cinematográfica exclusiva para mulheres.

Incentivada pelo edital Lei Paulo Gustavo 14/2023, a oficina visa capacitar e profissionalizar mulheres para ingressarem no mercado audiovisual e minimizar desigualdades de gênero existentes no setor. O projeto inovador é uma tentativa de trazer diversidade para a sétima arte e ampliar a participação feminina no cinema brasileiro, seja atuando em grandes produtoras ou na produção independente.

Para participar da oficina, basta ser mulher e ter idade igual ou superior a 18 anos. Qualquer mulher, cis, trans ou não-binário, PcD, com ou sem deficiência auditiva, que deseja aprender sobre produção cinematográfica ou começar uma nova carreira, está apta a se inscrever. Não é preciso ter formação na área ou experiência prévia.

Totalmente pensada para o público feminino e para a inclusão, a oficina oferece: intérpretes de Libras, espaço adaptado, material didático, coffee break, certificado de conclusão do curso e transporte para a estação de metrô mais próxima após a aula. Tudo ofertado de maneira inteiramente gratuita para as alunas.

As aulas acontecem de 9 de agosto à 8 de outubro, todas as terças e sextas-feiras (18 encontros no total), das 19h às 22h, na Nave Coletiva (espaço do Mídia Ninja) – Rua José Bento, 106, Cambuci.

O formulário de inscrições está disponível aqui  ou na bio do Instagram da produtora (@mulierfilmes). As inscrições vão de 1º a 25 de julho. Garanta já a sua participação. As vagas são limitadas!

Programação das aulas:

  • História do cinema brasileiro e formatos do audiovisual;
  • Etapas de produção;
  • Funções do cinema – produção;
  • Funções do cinema – tripé artístico;
  • Funções do cinema – equipes técnicas;
  • Quebra de roteiro e análise técnica;
  • Funções complementares do cinema, segunda unidade, menores em set, direitos de imagem e voz, autorizações gerais;
  • Protocolos de gravação;
  • Elaboração de cronograma;
  • Elaboração da Ordem do Dia, Shotlist e conhecimento dos demais documentos de set;
  • Mercado de trabalho, ética no trabalho, bíblia de venda e estratégias de marketing;
  • Produção executiva, abertura de uma produtora, Ancine e Condecine, CPB e CRT;
  • Direitos autorais e formulação de contratos de equipe;
  • Elaboração de orçamentos e prestação de contas;
  • FSA, formatação de projetos e plano de negócios;
  • Relação da produção com a pós-produção;
  • Distribuição de filmes e pitching.

Corpo docente:

Deyse Reis (produtora, diretora e roteirista):

Fundadora da Mulier Filmes, Deyse é graduada em Jornalismo pela Faculdade Social da Bahia e em Cinema pelo Latin America Film Institute. Trabalhou como assessora de imprensa da cantora Kylie Minogue no Brasil (2008 – 2015) e booking de shows para Ana Vitória (2023) e seu livro-reportagem (Diário de Uma Floresta Seca) foi indicado ao Congresso de Comunicação como um dos 5 melhores de 2008. No audiovisual, participou de curtas, comerciais, longas e séries de TV, trabalhando em projetos para a Discovery Kids (Mundo Curiozoo), Amazon Prime (Um Ano Inesquecível – Inverno), Disney + (Tudo Igual… SQN) e HBO Max (Pico da Neblina). Foi curadora do V e VI Rota Festival, selecionando projetos para o laboratório de séries, e jurada no festival Jornada da Heroína. Deyse recebeu indicações de Melhor Diretora, Melhor Série e Melhor Fotografia no Brazil International Monthly Independent Film Festival, saindo vencedora na categoria de Melhor Roteiro 2020.

Luciana Stipp (produtora, diretora e atriz):

Com mais de 20 anos de experiência na área artística, dos quais os últimos 15 anos na área do cinema, Luciana tem trabalhos de destaque como os longas Biônicos (Netflix e Paris Filmes), Alguém Qualquer (Shortlist do Oscar 2016), Sem Fio (Prêmio de Cinematografia no Canada International Film Festival, 2010), Black & White (Prêmio Grand Winner do California Film Festival, 2016), Síndrome de Fátima, e Jogo do copo,  séries como Só se for por amor (Netflix e Coração da Selva), além de curtas e webséries como: Firmina (PROAC), O menino da Moeda (PROAC), Armário de vidro (Seleção oficial na 6a Edição Festival de Cinema do RJ 2021), Herança, Conexão (BIMIFF, maio 2021), 4 Projeções, Esquadrão da Sombra, dentre outros. Fundou e ficou à frente como Diretora Executiva do Latin American Film Institute por 13 anos, uma produtora e escola de cinema. Atualmente, abriu a sua produtora “Stipp Filmes”, na qual  realiza projetos cinematográficos, e coordena o curso MBA em Cinema em parceria com a UNIMAX e ministra aulas de produção para Cine/TV no CAV (Centro Audiovisual de SBC), Atriz formada pela FASCS e Pedagoga pela UMESP, além de cursos livres como Wolf Maya, Instituto Stanislavsky, Oficina dos Menestréis, Luciana é especialista em atuação metódica. Estudou também com Daniel Waren, Natalia Lazarus (LA Performing Arts Conservatory), Marjo-Riikka Makela (Chekhov Studio International) e David Bridel (USC), Andrew Meyer (produtor de Tomates verdes fritos e Clube dos cinco), Paul Brown (NY Film Academy), Andrei Malaev-Babel (Florida States University). LaFilm, Teatro Escola Nill de Pádua.

Izah Neiva (produtora executiva, diretora e atriz):

Graduada em Gestão Financeira pela Unicid e pós-graduada em Cinema pela Latin America Film Institute, Izah é produtora executiva, diretora e atriz. Com mais de 18 anos de experiência, Izah foi tutora da disciplina de Produção Executiva no curso de pós-graduação EAD de Cinema da Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro – 2018/2019), executou oficinas na Universidade Federal de São Carlos, no Projeto Criar Novas Mídias, na UNE e na TV Capão DOC, produziu o reality show da “Eburguer League da Hellman’s”, o documentário “Era Uma Vez em SP” (selecionado no 3rd Indian World Film Festival, Festival Internacional de Cinema Take Único e Festival Fronteira Brasil/Uruguai), e os filmes “A Última Chance” (Melhor Filme do Juri Popular – Mostra de Cineastas Negras – Brasilia 2017) e “O Menino da Moeda” (Proac 2019 – foi selecionado para o First Time Filmmakes Sessions, Menção Honrosa no  Women’s Internacional Film Festival da Nigéria, indicado ao FIC Rio e prêmio de Melhor Diretora do GHIFF na Argélia).

Denise Jancar (agente de vendas):

Denise Jancar é executiva do mercado audiovisual, distribuidora de filmes e agente de vendas. Frequenta festivais de cinema e mercados de TV em todo mundo, apresentando os conteúdos brasileiros ao mercado externo e distribuindo conteúdos internacionais para exibição no Brasil através da PROMOVERE. É convidada por festivais para atuar como Jurada em Festivais (FAM, Gramado, Alcine, Bogoshorts e EntreFronteras), Tutora de projetos (Festival de Curtas do Chile), Mentora (RioWebFest, BioBio, FAM) e Palestrante ( Festivais de Tocantins, Sesc e Votorantim). Coordena o Curta & Mercado , encontro de profissionais no Curta Kinoforum, ministra aulas em
MBA em Cinema da UNIMAX, idealizou e dá aulas no curso “Da ideia ao licenciamento”.

Aninha Gonçalves (coordenadora de pós-produção):

Aninha Gonçalves é radialista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e como Coordenadora é responsável por todos os aspectos que envolvem a pós-produção, desde o desenvolvimento até a entrega final de cada projeto. Com 16 anos de carreira, Aninha coordenou mais de 50 projetos, incluindo séries originais brasileiras da Netflix como: 3% (4 temporadas), Onisciente, Elize – Era uma Vez um Crime, Temporada de Verão, entre outros. Atualmente, atua nos projetos: Grande Sertão, adaptação para cinema do livro O Grande Sertão, O Jogo que mudou a História (Globoplay) e DNA do Crime (Netflix). Liderou a estruturação do departamento de pós-produção da Boutique Filmes de 2016 a 2021 e, desde então, coordena a pós-produção da Paranoid Filmes.